“Um cirurgião plástico completo exige competência, experiência e entendimento do universo da especialidade.”
Image for Conheça o médico

Dr. Edmilson Lúcio

Cirurgião Plástico • CRM - 3802-DF

Um profissional completo, perspicaz e confiável, que transita com entendimento no vasto universo da Cirurgia Plástica. Com mais de 30 anos de carreira, Dr. Edmilson Lúcio é hoje um dos cirurgiões plásticos mais experiente de Brasília.

Ao lidar com a plástica do corpo humano, rica em formas, simetrias e relevos, Dr. Edmilson Lúcio tem o compromisso com a funcionalidade do corpo, com a harmonia e o equilíbrio estético do paciente.

“O cirurgião plástico é perfeccionista por natureza. É uma marca desse profissional”, explica o cirurgião.

Sua técnica apurada e madura foi adquirida nas raízes da Cirurgia Plástica: a reconstrução. Aluno de segunda geração do Dr. Ivo Pitanguy, através do Dr. José Carlos Daher, no HFA, ele desenvolveu competência, experiência e transparência.

A maestria na cirurgia foi construída a partir dos desafios diários que chegam ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), do Sistema Único de Saúde de Brasília, que Dr. Edmilson chama de “hospital-escola”. “É no hospital público que existem as patologias de difícil correção e é nesses casos que o profissional cresce tecnicamente”, atesta.

 

“É no hospital público que existem as patologias de difícil correção e é nesses casos que o profissional cresce tecnicamente”

Em constante atualização, Dr. Edmilson acredita que o aprendizado nunca pode parar. “Um bom cirurgião plástico é aquele que fez uma boa residência,não parou no tempo  e continua se dedicando à especialidade”. Um bom cirurgião também não pode esquecer o conhecimento pregresso, as bases da cirurgia reparadora.

Experiência Profissional

1980 a 1983 – Residência e especialização em Cirurgia Plástica no Hospital das Forças Armadas (HFA), sob chefia do Dr. José Carlos Daher
Desde 1983 – Consultório particular Edmilson Lúcio
Desde 1985 – Médico no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)
1986 a 2006 – Integrante do corpo médico do Hospital São Lucas
1992 a 2005 – Preceptor da Residência Médica no HRAN
1995 a 1997 – Chefe do Centro Cirúrgico da DRMA/HRAN
1995 – Chefe da Unidade Plástica Reparadora e de Queimados da DRMA/HRAN
2001 a 2002 – Chefe do Núcleo do Centro Cirúrgico e Obstétrico da Gerencia de Atenção a Saúde
2005 – Diretor de Suporte as Regionais de Saúde da Subsecretaria de Atenção a Saúde SES/DF

Aulas e Seminários

  • “Fundamentos das Más Formações Congênitas”, palestra proferida em Reunião Clínica do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Forças Armadas, em 29 de julho de 1981.
  • “Fissuras Faciais Palatinas”, palestra proferida em Reunião Clínica do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Forças Armadas, em 03 de agosto de 1981.
  • “Anatomia Básica dos Membros Inferiores”, palestra proferida em Reunião Clínica do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Forças Armadas,em 21 de setembro de 1981.
  • “Tratamento e Fisiopatologia do Queimado Agudo”, palestra proferida no Curso Básico de Cirurgia Plástica, promovido pela Regional da SBCR-DF, em 02 de fevereiro de 1982.
  • “Anatomia Cirúrgica da Cabeça e Pescoço”, palestra proferida no Curso Básico de Cirurgia Plástica, promovido pela Regional SBCP-DF, em 15 de março de 1982.
  • “Tumores da Cabeça e Pescoço”, palestraproferida no Curso Básico de Cirurgia Plástica, promovido pela Regional SBCP-DF, em 17 de maio de 1982.
  • “Mamaplastia de aumento e redução, ginecomastia”, palestra proferida no Curso Básico de Cirurgia Plástica, promovido pela Regional SBCP-DF, em 10 de outubro de 1982.
  • 48º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica participou como Relator da Mesa Redonda 13: Cirurgia Genitália, apresentando o tema: “Reconstrução Perineal pós Síndrome de Fournier”, em 11 a 15 de novembro de 2011.
  •  48º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica participou como Secretário da Mesa de Trabalhos Científicos 08, em 11 a 15 de novembro de 2011.
  •  48º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica participou como Relator da Mesa de Trabalhos Científicos 19, apresentando o tema: “Reconstrução de Nariz com Retalho Frontal: estudo retrospectivo”, em 11 a 15 de novembro de 2011.
  •  25º Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica como Relator da Mesa Redonda1: Abdominoplastia, apresentando o tema: “Reconstrução da parede abdominal com TRAM”, em 31 de março de 2012.
  • XLIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica participou como Secretário dos Trabalhos Científicos 7: Membro Superior, em 14 a18 de novembro de 2012.
  • Fórum Nacional de Defesa do Especialista participou como Relator da Mesa Redonda 5: Intercorrências cirúrgicas 2: relatos de caso. Como solucionei, apresentando o tema: “Soluções em casos difíceis”, em 07 de dezembro de 2012.
  •   50º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica participou como Presidente da Mesa Redonda 18: Mamoplastia, em 17 de novembro de 2013.

Início da Carreira


A descoberta da Medicina e o desejo de seguir a profissão surgiram ainda muito cedo, na infância do Dr. Edmilson. Cresceu vendo o médico da usina de açúcar onde morava atender a todos que lá viviam, no interior do estado de Alagoas.

Seguiu seu sonho e batalhou para ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Já no segundo ano de faculdade, na aula de Anatomia, descobriu o talento para a cirurgia. Investiu na habilidade e, desde o terceiro ano de Medicina, acompanhava, todos os dias, o cirurgião José Costa Lima em Alagoas. Dedicação total à profissão escolhida.

Especialização e Consolidação


Em 1980, formado, veio para Brasília  iniciar sua residência em Cirurgia Geral e, mais tarde, em Cirurgia Plástica no Hospital das Forças Armadas (HFA). Ao todo, foram seis anos de atuação no HFA, sob chefia do Dr. José Carlos Daher.

Dr. Edmilson acumulou muita experiência por onde passou Desde 1985, é cirurgião no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Integrou o corpo médico do Hospital São Lucas, de 1986 a 2006; da Clínica Promédica, de 2006 a 2012; e, desde 1983, atende em consultório particular. Outra experiência importante em sua carreira foi a de preceptor de residentes no HRAN entre 1992 e 2010.

 

Da Reconstrução à Cirurgia Estética


Foi no hospital público que Dr. Edmilson consolidou de fato sua carreira. Encontrou um campo de aprendizado muito vasto, com casos de cirurgias reconstrutoras que o desafiavam a todo momento, aperfeiçoou e apurou sua técnica, construiu uma carreira inigualável. Ao lado da atividade no hospital público, investiu também na carreira autônoma, com consultório particular.

O apuro na técnica da reconstrução foi levado também à cirurgia estética, o que faz do Dr. Edmilson um cirurgião completo.

 

"O cirurgião plástico está sempre impelido a transformar algo inútil e desequilibrado em algo equilibrado e belo." Sir Harold Gilles